segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

VELHO INDECENTE

 Dino de Alcântara

  Teatrinho a Vapor


SEU OLEGÁRIO – Velho conhecido em Alcântara como indecente. Viúvo, já na casa dos 80 anos, vive “tomando gosto” com as mulheres, inclusive as casadas. É perito em anedotas e adivinhações.

DONA AUGUSTA Dona de casa alcantarense. Mulher recatada. Tem um irmão, Januário, que é, como Olegário, contador de anedotas. Adora falar saliências. Vive dando nomes ao órgão genital, ora chamando de juruta, de prego ou de mandioca, que parece ser o seu preferido. Certa feita, até colaborou com uns versos para uns pasquins, que, por pudor, não foram aceitos pelos idealizadores do judas, porque rimava mandioca com uma palavra chula – que era... vai apenas simbolizada:



DONA FELÍCIA – Dona de casa alcantarense. Mulher nem um pouco recatada.

SENHORES E SENHORAS

 

Cenário: Casa de Dona Augusta. Há um jogo de bisca. Há uma pausa para um chocolate com bolo de tapioca. Vários grupos se reúnem. Numa mesa do quintal, estão Seu Olegário, Dona Augusta, Dona Felícia e outras pessoas.

 

A cena passa-se em 1953.

 

SEU OLEGÁRIO (Depois de contar uma ou duas adivinhações às senhoras.) – Diga-me, Dona Felícia, o que é o que é que entra duro e sai mole?

DONA AUGUSTA (Com o rosto igual a um camarão piticaia de tão vermelho.) – Oh, seu Olegário, isso são coisas de se perguntar a uma senhora?

SEU OLEGÁRIO (Com um sorriso cínico na boca.) Não, dona Augusta... Não é o que a senhora está pensando.

DONA AUGUSTA Eu não estava pensando em nada.

DONA FELÍCIA – E o que é, então, seu Olegário?

SEU OLEGÁRIO – É a mandioca... 

(Todos riem.)

SEU OLEGÁRIO – Digo... a macaxeira.

(Risos)

SEU OLEGÁRIO (Tentando corrigir.) – Não é o que estão pensando. É a macaxeira quando se coloca dentro.

(Todos riem bem alto.)

SEU OLEGÁRIO – Dentro da panela com água quente.

TODOS – Ah!...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUALIFICAÇÃO PÓS-MODERNA

              Dino de Alcântara                                                    Micro CONTO (ou será miniconto?) Há tempos o gerente da...